quarta-feira, 25 de abril de 2018

Conheça história de “Bella Ciao”

Conheça história de “Bella Ciao”, música símbolo de “La Casa de Papel”

Este conteúdo é em parte publicado originalmente pelo cifrasclub  com algumas adaptações feitas por mim, caso você não concorde ou tenha algo a acrescentar seu comentário é muito bem vindo, desde que tenha respeito e educação.

Bora aprender um pouco mais sobre a série.

La Casa de Papel é um fenômeno da Netflix (Reprodução/ET Online)

A série “La Casa de Papel” conta a saga de um fictício roubo à casa da moeda espanhola. Com um roteiro muito bem preparado, um excelente elenco e um enredo impactante, a série  é uma produção original da emissora espanhola Canal 3 os direitos foram adquiridos pela Netflix [sempre ela;)] que lançou a serie no final de 2017 e alcançou um público tremendo neste começo de 2018.



Já que falamos sobre questões técnicas no parágrafo anterior, há um outro aspecto que também faz “La Casa de Papel” mitar! Sim, amigo leitor: estamos falando da trilha sonora! As músicas que rolam na série foram realmente escolhidas a dedo. Só para citar algumas faixas, a trilha tem músicas de Franz SchubertLudwig Van Beethoven, entre outros!
Uma das canções que mais chama atenção dos fãs da série, no entanto, se chama “Bella Ciao”. A canção surge em cena no meio de um flashback (técnica de narrativa bastante recorrente no roteiro de “La Casa de Papel”) vivenciado pelos personagens Professor(Álvaro Morte) e Berlim (Pedro Alonso), conforme você pode conferir/relembrar abaixo.
Para o público brasileiro, em razão das edições propostas pela Netflix, a música aparece no último episódio da primeira temporada. Por sua vez, o povo da gringa viu a faixa brilhantar o episódio que fecha a segunda temporada.

Mas que música é essa?

“Bella Ciao” se tornou símbolo da resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial. A música também embalou protestos de partidos de esquerda ao redor do mundo, incluindo manifestações pró-democracia em Hong Kong, em 2014. A canção também foi trilha da campanha eleitoral dos partidos de extrema esquerda da Grécia.

Bella Ciao é um hino da resistência italiana (Reprodução/ET Online)
A origem da canção é imprecisa. Alguns historiadores, no entanto, sustentam a tese de que “Bella Ciao” teria sido inspirada em uma cântico entoado por camponeses, em geral provenientes da Emilia Romagna, no início do século XX. Para outros especialistas, segundo o site da Agência Italiana de Notícias, a faixa é “um conjunto de influências de músicas populares do norte da Itália”.
Independente de suas origens, a canção já é bem popular e já foi regravada por vários artistas italianos, russos, bósnios, croatas, sérvios, húngaros, ingleses, espanhóis, alemães, turcos, japoneses, chineses e curdos.

Sucesso na cultura pop!

A frieza dos números não mente: “Bella Ciao”  é ícone de um sucesso de audiência. A popularidade de “La Casa de Papel” fez com que a música saboreasse o doce sabor da preferência do público. Em meio às 2.5 milhões de músicas publicadas no site Letras.mus.br, em plena semana de Carnaval, a canção aparece no Top 20!

Sobre a continuação

Algumas agencias de noticias sobre cinema e séries já anunciaram a confirmação de uma 3ª temporada produzida direto pela Netflix esta será apenas para o serviço de streaming da empresa, esperamos que isso se concretize e tenhamos um desfecho coerente para a trama.
Neste link você pode acompanhar todas as novidades da serie no site do  Adorocinema.com.

Musicas brasileiras

temos algumas musicas que se tornaram simbolo de uma mudança e de uma causa no brasil como por exemplo a canção " Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré  que depois foi regravada pela banda Charlie Brow Jr, "Calice"  de Chico Buarque o importante é pensar sobre como as musicas podem influenciar nossa historia e uma estoria.


Exercício

Para fechar esta reflexão peço que responda este Interpretação da Musica "Ciao Bella" pequeno questionário com suas ideias e compreensões sobre a musica e sua aplicação.
Desde já muito obrigado.

Prof. Erikson Moreira

Postagem original de: 

Fontes de conteúdo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário