segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

PDCA - O Ciclo da Gestão



Bem pessoal este post, depois de tanto tempo...., é pra falar mais uma vez da ferramenta que move os sistemas de gestão de pelo mundo, seja esta sistema de qual for.

Isso mesmo o PDCA, não há como falar em sistema de gestão, gestão e administração sem falar em PDCA.

Como sabem eu gosto muito de informação e filtrar isso é algo me me deixa feliz, passando pelo blog ExpessoGQ vi este post sobre as Facetas do PDCA e não pude deixar de compartilhar com vocês.

Ele é mais uma sacada de como ferramenta é subutilizada em todos os sentidos na empresas e como isso acaba se tornando piada e ao mesmo tempo chato e cansativo pois as atividades do dia-a-dia acabam ficando sem sentido.


Certamente você já ouviu falar na famosa ferramenta da qualidade criada pelo professor Deming na década de 1950, conhecida como PDCA (do inglês Plan, Do, Check and Act). Uma ferramenta orientada a melhoria contínua que se faz presente no gerenciamento de uma infinidade de organizações. Se ainda não ouviu ou conhece pouco, aproveite para se aprofundar neste conceito e desfrutar dos benéficos que ela pode trazer para sua vida.

Bom, mas a intenção deste post não é falar sobre o PDCA em si, mas sim de algumas “versões” que esta sigla vem acumulando principalmente no mundo empresarial. Apresentaremos aqui algumas delas e cabe a você, caro leitor, ter um olhar mais crítico em relação ao seu contexto social a profissional.

PDCA (Please Don’t Change Anything): Que em bom português significa Por favor, não mude nada, reflete a visão de alguns profissionais que encaram uma idéia, um projeto, um relatório, ou qualquer outra coisa, muitas vezes de própria autoria, como imutáveis, intocáveis e quase que a mais perfeita expressão do estado da arte. Gosto de uma frase estampada no meu calendário que diz: “Se mudar de idéia fosse ruim, a roda ainda seria quadrada”. Não é de hoje que o ambiente de negócios dominante nos faz respirar mudanças, riscos e incerteza, refletida em ciclos de vida de produto e de cliente cada vez mais curta, jovem da geração Y mudando de emprego em uma velocidade absurda, dentre outras evidências. Parece clichê, mas mentes engessadas não têm lugar em ambientes de competição. Em outros ambientes talvez, infelizmente. Prefira usar o tradicional PDCA para melhorar suas rotinas, seus projetos e seus resultados.

PDCA (Promete Depois Corre Atrás): “Neste mês vamos ter um resultado espetacular!”. Quem nunca ouviu esta convicta afirmação, principalmente da galera do setor comercial? Você não precisa fazer um MBA no exterior para aprender que para melhorar seu resultado você deve cortar custos ou aumentar sua receita ou ambos. Tomando como base sua vida pessoal é fácil notar que dobrar seu salário não é uma tarefa muito simples de se fazer, mas cortar custos pode ser algo mais viável. Grandes gestores, com os quais tenho tido contato ou até trabalhado, têm uma memória de elefante. É impressionante! Prometer um resultado no calor de uma reunião, fechar os olhos para suas deficiências e pensar que o mercado vai conspirar ao seu favor é pedir demais a Papai do Céu. Previsões realistas, desafios alcançáveis e boa política de recompensas têm o poder de motivar equipes. Promoter demais e fazer de menos faz mal ao bolso. Portanto, muito cuidado para não correr o risco de se queimar com aqueles que têm a tocha nas mãos, ou seja, Uzômi.

PDCA (Pare De Chamar a Atenção!): Pessoas que apenas aprenderam a conjugar a primeira pessoa do singular, pessoas que naturalmente reclamam antes de pensar, pessoas que extrapolam seus limites e consequentemente invadem o limite de outra(s) pessoa(s) representam o tipo clássico de pessoa que chama a atenção negativamente. Quando alguém pergunta como você está, você não necessariamente precisa desabafar, pois muitas vezes esta pessoa não está nem aí para os seus problemas. Se você se enxerga em alguma dessas situações ou outras do gênero, saiba que este comportamento vai aos poucos criando um estigma, uma caricatura sobre sua pessoa, o que sem dúvida influencia sua vida social, seu projeto de carreira dentro de uma organização e até fora dela. A sua imagem taxada disso ou daquilo transpõe facilmente as barreiras da empresa na qual você trabalha e o poder das redes sociais potencializa esse processo. Seria esta uma forma de Bullying organizacional? Na dúvida, use o PDCA original para virar a mesa!

ExpressoGQ:  As Facetas do PDCA
post original: http://expressogq.blogspot.com/2011/05/as-facetas-do-pdca.html?spref=bl

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Serie Gurus da Qualidade - Kaoru Ishikawa


 Kaori Ishikawa - toolshero
Kaoru Ishikawa (1915 - 1989) foi um professor, conselheiro e motivador japonês no que diz respeito aos desenvolvimentos inovadores no campo da gestão da qualidade . Kaoru Ishikawa é mais conhecido pelo desenvolvimento do conceito do diagrama de espinha de peixe , também conhecido como " diagrama de Ishikawa ". Esse tipo de análise de causa raiz ainda é usado em muitas organizações para fazer diagnósticos ou tomar ações concretas nas quais a causa raiz do problema é identificada.
Biografia Kaoru Ishikawa
Em 1939, Kaoru Ishikawa obteve seu mestrado em química aplicada pela Universidade de Tóquio . Em 1960, Kaoru Ishikawa obteve seu doutorado na Universidade de Tóquio. Ele obteve um doutorado (Ph.D.) em engenharia mecânica com sua tese de doutorado 'Sampling of Coal'.
Depois de concluir seus estudos, Kaoru Ishikawa serviu na Marinha (1939-1941) e depois ingressou na Nissan Liquid Fuel Company. No verão de 1945, Kaoru Ishikawa forneceu outro desenvolvimento inovador e apresentou o primeiro conceito do diagrama de espinha de peixe . Esse modelo de solução de problemas ajuda a determinar as causas principais dos problemas.
Em 1947, Kaoru Ishikawa queria voltar à ciência e começou a trabalhar como professor na Universidade de Tóquio.
Em 1949, Kaoru Ishikawa ingressou na União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE) , um grupo de pesquisa de controle de qualidade.
Após a Segunda Guerra Mundial, o setor econômico e industrial mudou no Japão. Kaoru Ishikawa conheceu William Edwards Deming e Joseph M. Juran e juntos desenvolveram vários conceitos de gerenciamento que se integraram aos problemas do mercado japonês.
Em 1960, Kaoru Ishikawa introduziu o conceito de círculos de qualidade (um grupo de voluntários que se reúne para discutir e melhorar o desempenho organizacional), em associação com o JUSE. Esse conceito foi o começo de um experimento para descobrir qual o efeito da 'mão principal' (Gemba-cho) na qualidade. Apesar de algumas organizações terem sido abordadas para participar do experimento, a Nippon Telephone & Telegraph foi a única empresa que desejou participar deste estudo. O experimento foi bem-sucedido e os círculos de qualidade se tornaram cada vez mais populares.
Os círculos da qualidade são uma parte essencial no desenvolvimento do conceito de Gerenciamento da Qualidade Total (TQM) . Como resultado do sucesso do experimento, do conceito e dos muitos artigos e livros que se seguiram, Kaoru Ishikawa tornou-se cada vez mais conhecido no mundo do gerenciamento científico da qualidade.
Kaoru Ishikawa escreveu 647 artigos e 31 livros no total, incluindo os títulos 'Introdução ao controle de qualidade' (1954) e 'O que é controle total de qualidade? O Caminho Japonês ' (1985)
Citações famosas de Kaoru Ishikawa
  • “Pense em pelo menos quatro fatores que influenciam seu problema. Veja se uma mudança em uma dessas causas pode lhe dar um efeito diferente para explorar. ”
  • "O controle de qualidade começa e termina com o treinamento."
  • “O controle de qualidade é aplicável a qualquer tipo de empresa. De fato, o controle de qualidade deve ser aplicado em todas as empresas. ”
  • “As idéias de controle e melhoria são frequentemente confundidas entre si. Isso ocorre porque o controle e a melhoria da qualidade são inseparáveis. ”
  • “Na administração, a primeira preocupação da empresa é a felicidade das pessoas que estão ligadas a ela. Se as pessoas não se sentem felizes e não podem ser felizes, essa empresa não merece existir. ”
  • “Controle de qualidade que não pode mostrar resultados não é controle de qualidade. Vamos nos envolver no controle de qualidade que gera tanto dinheiro para a empresa que não sabemos o que fazer com ela. ”
Publicações e livros de Kaoru Ishikawa et al.
  • 2012, 1954. Introdução ao controle de qualidade . JUSE Pressione.
  • 1991. Guide to Quality Control . Organização Asiática de Produtividade.
  • 1985. O que é o controle de qualidade total? . Prentice Hall .
  • 1989. Como aplicar o controle de qualidade em toda a empresa em países estrangeiros . Quality Progress, 22 (9), 70-74.
  • 1985. Como operar as atividades do círculo de CQ . Tóquio: Sede do Círculo QC, União de Cientistas e Engenheiros Japoneses.
  • 1984. Círculos de controle de qualidade no trabalho , APO.
  • 1984. Controle de Qualidade no Japão . Sasaki, a abordagem japonesa da qualidade da produção, Pergammon.
  • 1984. Círculos de controle de qualidade em ação: casos dos setores de manufatura e serviços do Japão: com contribuição especial . Organização Asiática de Produtividade.
  • 1982. Controle de qualidade no Japão - controle de qualidade em toda a empresa (CWQC) . Japan Marketing-Advertising, 20, 4-8.
  • 1981. Controle de qualidade japonês . Comunicações da Sociedade de Pesquisa Operacional do Japão, 26, 422-423.
  • 1980. QC Circle Koryo: Princípios Gerais do QC Circle . Tóquio: Sede do Círculo QC, União de Cientistas e Engenheiros Japoneses.
  • 1976. Gestão da Qualidade Total . O caminho japonês. Prentice.
  • 1976. Guide to Quality Control, Asian Productivity Organization . Hong Kong: Nordica International.
  • 1974, 1976 a 1982. Guide to Quality Control .
  • 1973. Responsabilidade pelo produto , JUSE Press.
  • 1969. Educação e treinamento de controle de qualidade na indústria japonesa . Relatórios de Aplicação Estatística e Pesquisa, JUSE, 16, 85-104.
  • 1963. Diagrama de causa e efeito . Em Anais da Conferência Internacional sobre Qualidade. sn.
Fonte:
Van Vliet, V. (2013). Kaoru Ishikawa . Recuperado 14/02/2020 do ToolsHero:https://www.toolshero.com/toolsheroes/kaoru-ishikawa/