1.
RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR (ECR) CONCEITOS DE MARKETING.
O ECR (Efficient Consumer Response)
ou resposta eficiente ao consumidor é uma iniciativa
norte-americana, envolvendo no momento, a indústria alimentar inteira. O objetivo
desta iniciativa foi desenvolver um sistema orientado para o cliente, em que os
fabricantes, os corretores e distribuidores trabalham juntos para maximizar o
valor do consumo e minimizar os custos da cadeia de abastecimento.
O principal condutor da coletânea nos Estados Unidos foi um notável aumento de consumidores mais sofisticados em suas demandas, que exigem:
melhor qualidade - maior variedade - o melhor serviço por menos dinheiro - em menos tempo - e reduzida complexidade nas informações tornar mais educadas escolhas.
O principal condutor da coletânea nos Estados Unidos foi um notável aumento de consumidores mais sofisticados em suas demandas, que exigem:
melhor qualidade - maior variedade - o melhor serviço por menos dinheiro - em menos tempo - e reduzida complexidade nas informações tornar mais educadas escolhas.
É no meio de 1992, quando os líderes dos alimentos
indústria, preocupado com a perda de competitividade concordou em criar um
grupo de trabalho denominado "Grupo de trabalho (ECR) de resposta
eficiente ao consumidor". Esta Comissão foi responsável para
examinar a comida de cadeia de fornecimento da indústria e suas práticas de
negócios, a fim de identificar oportunidades para modificar as práticas.
Com a mesma finalidade eles foram responsáveis por estudar
tecnologias que poderiam fazer mais competitiva cadeia de
abastecimento. Sua outra tarefa era a melhoria das relações entre os
parceiros do alimento da indústria, que no decorrer do tempo, tinha
desenvolvido práticas agressivas de competição, o que fez que cada parte
envolvida gostaria de fazer lucros à custa dos outros.
Col. grupo de trabalho pediu que a empresa KSA fazer a análise da cadeia de abastecimento. Esta empresa tinha sido responsável o desenvolvimento e a introdução do sistema de resposta rápida, na indústria de bens. KSA foi encarregado de estudar o valor da cadeia de loja/fornecedor/distribuidor/usuário para determinar melhorias nos custos e serviços que alimentos indústria poderiam obter, através de mudanças nas práticas de tecnologia e negócios.
Dois tipos básicos de ECR podem ser considerados:
Col. grupo de trabalho pediu que a empresa KSA fazer a análise da cadeia de abastecimento. Esta empresa tinha sido responsável o desenvolvimento e a introdução do sistema de resposta rápida, na indústria de bens. KSA foi encarregado de estudar o valor da cadeia de loja/fornecedor/distribuidor/usuário para determinar melhorias nos custos e serviços que alimentos indústria poderiam obter, através de mudanças nas práticas de tecnologia e negócios.
Dois tipos básicos de ECR podem ser considerados:
2.
Colaboração em operações de
Busca de sinergia e a redução dos custos em todas as
transações entre cliente e fornecedor.
É uma otimização dos parâmetros físicos do sistema de
logístico e otimização em comunicação e transmissão de dados.
Isso é feito com o objetivo de redução ou eliminação de
todas as atividades que não agregam valor ao produto e tem como objetivo a
integração e a colaboração estreita entre cliente e fornecedor.
Diferentes técnicas têm sido desenvolvidas nesta área entre
os mais usado são:
·
EDI - Electronic Data
Interchange . Comunicação eletrônica de dados de encomendas, facturas,
etc.
·
EPOS - Ponto de vendas
eletrônicas . Conexão do provedor com ponto de scanners de venda
para atender a demanda na base para desencadear o mais eficaz sistema de
abastecimento e como a base da procura de produtos e o comportamento dos
clientes, em tempo real.
·
ER - reposição eficiente. É
o provedor que é responsável por determinar a quantidade da ordem, tempo e
freqüência de alguns critérios acordaram com o cliente.
·
ASN - avanço de notas de
envio . Comunicação avançada sobre as datas de entrega e
quantidades que devem ser fornecidas para facilitar a entrega, tarefas de pós-instalação
do cliente.
· EOS - padrão
de operações eficientes. Acordos sobre procedimentos permitindo a melhorar
o funcionamento da distribuição:
o
Tipos
e altura de paletes.
o
Códigos
de barras dos produtos de identificação, caixas e unidades de expedição e
paletes.
o
Sinergia
no transporte a fim de preencher mais caminhões na forma de ida e volta (para
evitar o deslocamento sem bens).
o
Coordene
a demanda e a confiabilidade de transporte para facilitar a gestão da nova
plataforma logística convertida em trânsito sem lojas de inventário permanente.
·
DSD - Direct Store
entrega . Gestão integrada pelo fornecedor para a entrega de
mercadorias diretamente no ponto de venda.
·
CAO - ordenação assistida
por computador . Projeto da ordem do cliente final com suporte
computacional para formar a demanda feita personalizada para que o cliente,
escolhendo entre as diferentes alternativas e opções que apresenta o produto e
o fornecedor do mesmo ponto de venda terminal direto da comunicação da ordem.
·
EA - administração
eficiente . Gestão integrada do banco de dados do
productos-opciones, opções, preços, etc-, encomendas, facturas, pagamentos,
afirma, etc.
·
DPP - lucratividade direta
do produto . Maneira padrão de determinar a rentabilidade do
produto para o cliente, tendo em conta não só a margem comercial, mas também a
rotação do produto.
·
SPACEMAN - extensão de um em que a
rentabilidade do produto é medida de acordo com a superfície e o investimento
financeiro dedicado disse produto anterior.
3.
Colaboração em Marketing
Focada no sentido de um aumento das
vendas e melhoria das margens. Os benefícios desta colaboração centra-se
em uma maior facilidade para capturar oportunidades de crescimento em áreas de
actividade, uma racionalização de promoção de investimentos, merchandising e
desenvolvimento de produtos. Existem três áreas básicas de
colaboração:
·
Que- Variedade de loja
eficiente . As decisões tomadas pelo vendedor para maximizar as
vendas, tais como (a distribuição da exposição do espaço), a localização do
produto, escala de produto, preço político, marca, etc são compartilhadas com o
provedor. Desta forma é mais importante, beneficie uma vez que contribui
com seu conhecimento especializado sobre o produto e o tipo de consumidor.
·
EP- Prmotion
eficiente . Fornecedor e varejista colaboram em campanhas
promocionais que podem cobrir três áreas diferentes:
- Desenvolvimento de vendas
através de campanhas orientadas para o consumidor.
- Usando técnicas de redução de
custo promover mais racional ( cupons e eliminação
de pacotes especiais)
- Redução de especulativo
compras que programação de dificultar uma logística eficiente.
·
EPD- Desenvolvimento e
lançamento de produto eficiente . A introdução de novos produtos
é essencial na atividade comercial, uma vez que melhora a posição do fornecedor
contra a concorrência e o varejista fornecendo produtos melhor adaptados às
necessidades do cliente. A colaboração vem ambos neste campo centra-se em
todas as frentes:
- Desenvolvimento de novos
produtos e lançamento.
- Desenvolvimento de brancos
(marcas com o nome do distribuidor e não do fabricante)
Os componentes do ECR
·
Aspectos
logísticos Logística
é composta principalmente por actividades relacionadas com o movimento físico
das mercadorias e o fluxo de informações que os acompanha ao longo da cadeia de
abastecimento. Neste sentido, ser tidas em conta, entre outros, práticas
de sourcing, geração de substituição, compra de ordens e manipulação dos
produtos. Neste campo, o ECR definiu uma estratégia básica conhecida
como reposição contínua
Esta estratégia do ECR propõe a alteração da cadeia de logística de abastecimento atual levando-a partir de um sistema de "empurrar" para um sistema de "puxar", a fim de atender a demanda real do consumidor final. Seu objetivo é minimizar o tempo, inventários e custos ao longo da cadeia de abastecimento.
Modelo de reposição contínua é integrar os ciclos de reposição diferentes em um programa, colocando o consumidor como o primeiro elo da cadeia. A integração da cadeia de abastecimento requer o uso intensivo do sistema EAN. O código de barras do produto e a embalagem torna-se um elemento fundamental de identificação em toda a cadeia. O EANCOM padrão para o intercâmbio electrónico de documentos permite que o fluxo de informações sem documentos.
Esta estratégia do ECR propõe a alteração da cadeia de logística de abastecimento atual levando-a partir de um sistema de "empurrar" para um sistema de "puxar", a fim de atender a demanda real do consumidor final. Seu objetivo é minimizar o tempo, inventários e custos ao longo da cadeia de abastecimento.
Modelo de reposição contínua é integrar os ciclos de reposição diferentes em um programa, colocando o consumidor como o primeiro elo da cadeia. A integração da cadeia de abastecimento requer o uso intensivo do sistema EAN. O código de barras do produto e a embalagem torna-se um elemento fundamental de identificação em toda a cadeia. O EANCOM padrão para o intercâmbio electrónico de documentos permite que o fluxo de informações sem documentos.
·
Aspectos
comerciais Estes
aspectos incluem as três restantes estratégias do ECR: sortimento, promoção e
introdução eficiente de novos produtos. Os objectivos da presente
estratégia principalmente associado com um aumento nas vendas e um maior nível
de satisfação do cliente, assegurando a sua lealdade para com o produto e a
cadeia.
A base para a realização destes objectivos consiste a implementação de um processo de gerenciamento de categorias, onde o fornecedor e o cliente trabalham juntos, compartilhando informações e decisões a fim de otimizar o fornecimento de produtos para o consumidor, aumentando as vendas totais e maximizando a rentabilidade das empresas, para definir as categorias de produtos como unidades estratégicas de negócios.
A base para a realização destes objectivos consiste a implementação de um processo de gerenciamento de categorias, onde o fornecedor e o cliente trabalham juntos, compartilhando informações e decisões a fim de otimizar o fornecimento de produtos para o consumidor, aumentando as vendas totais e maximizando a rentabilidade das empresas, para definir as categorias de produtos como unidades estratégicas de negócios.
As quatro estratégias do ECR
Há quatro estratégias na quais obras Col. Sobre os
aspectos logísticos, encontre um:
Reabastecimento eficiente
Modelo de substituição eficiente visa apenas fornecer o
produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e tão eficientemente quanto
possível. Ou seja, que exige um esforço conjunto entre supermercados e
fornecedores para gerar um fluxo de informações, únicas, exatas e na hora em
toda a cadeia de abastecimento.
Assim está ficando:
·
Redução
da falta de aumentos de vendas.
·
Redução
de inventário na cadeia de abastecimento / redução de custos de obsolescência.
·
Redução
dos custos de gestão ordem, armazenamento, manuseio, transporte por
encurtamento da cadeia de abastecimento.
No que diz respeito a aspectos comerciais (categoria gestão)
esforços são direcionados para:
Sortimento eficiente
O varejista deve ter o sortimento certo para satisfazer as
necessidades do consumidor. Isto é importante para o uso eficiente do
local e da gôndola, oferecendo aos consumidores produtos que realmente
exigem.
O sortimento certo permite:
·
O
aumento das receitas e margens por metro quadrado.
·
A
disponibilidade do produto para o consumidor final.
Promoção /
preço eficiente
Esta
técnica define procedimentos para promoções atingir os resultados
esperados. As acções de cada categoria são projetadas e adaptadas para
cada local de vendas, obtendo maior lucratividade. Desta forma visa obter
fornecedores e retalhistas:
·
Aumento
de vendas por segmento de mercado, forma e tempo da promoção seleção ideal.
·
Redução
dos custos de produção, armazenamento e distribuição por sazonalidade induzida.
·
Reduzir
os custos de gerenciamento e controle das promoções.
Lançamentos
eficientes
O objetivo
é otimizar os investimentos em desenvolvimento e lançamento de novos produtos
que melhor atendam as necessidades dos consumidores, reduzindo a quantidade de
lançamentos falhou ao mercado. Ficam assim:
·
A
redução dos lançamentos não rentáveis.
·
A
otimização das margens de lucro obtidas os lançamentos.
Para estes
objetivos de negócio alcançar o sucesso, a implementação da gestão categoria
(categorias, administração) é essencial. É a seleção ou escolha de grupos
de produtos (categorias), que são gerenciados como unidades estratégicas de
negócios. Isso inclui marketing, armazenamento, abastecimento,
determinação do preço, variedade e introdução de novos produtos, para que você
maximize o potencial de cada categoria. Por sua vez, essas ações exigem o
uso de dados de ponto de venda para desenvolver planos estratégicos, espaços
para rastreamento de produtos e medição do desempenho da categoria.
O sistema leva as empresas a se concentrar em categorias que oferecem o melhor
retorno para aumentar suas vendas por metro quadrado.
Pilares e
objetivos
Efficient
Consumer Response assenta em três pilares básicos: fornecer valor para o
consumidor; removendo os custos que não agregar valor e maximizar o valor
e minimizar ineficiências através da cadeia de abastecimento. Objetivos,
por sua vez, são resumidos em quatro instruções breves e contundente: fornecer
aos consumidores de produtos e serviços que eles querem; reduzir o
estoque; eliminar operações de papel e modernizar o fluxo de
produtos.
Desta forma, mais do que uma ferramenta, ECR, constitui uma mudança
organizacional e envolve repensar o negócio. Portanto, seu sucesso é
impensável, se não é feita a partir:
- Uma profunda mudança cultural e organizacional da empresa como um todo.
- Uma associação do tipo
ganha-ganha entre fornecedor e varejista que leva a uma lista de parceiros
de negócios. Este novo esquema exigirá maior abertura entre as partes
e troca de informações que atualmente são consideradas confidenciais.
- A incorporação das ferramentas
básicas: uso de tecnologias para obter informações sobre as
demandas; comunicação entre bocas, depósitos e sistemas de
administração central; e o padrão de codificação de produto de nível,
recipiente continente e paletes.
Implementação
Implementação
do ECR pode ser dividida em quatro estágios.
- Consiste em dividir todos os
negócios em categorias e estabelecer estratégias para cada um
deles. Um chefe ou gerente de categorias pode ter que carregar uma ou
mais categorias e será seu responsável pela cobertura de todo o processo,
desde a negociação de compra, política de marketing, gestão de stock, a
localização do produto na gôndola e finalmente a venda.
- Refere-se à implementação da
categoria gestão. Nesta fase que podem ser implementados todas as
categorias ao mesmo tempo, ou incorporá-los gradualmente para abarcar um
todo. É necessário definir indicadores que vão medir o desempenho de
cada categoria, tais como: lucro bruto e vendas, margens de contribuição
das vendas, marginal, dias de estoque, rotação, etc.
- Consiste em estender o
processo de gestão de categorias para o provedor. Provedor deve
adaptar a sua estrutura para estabelecer uma comunicação mais fluida com a
pessoa encarregada da categoria.
- Que se refere a configuração
contínua. A idéia central é que ordens de compra ou ordens que não
feitas, mas o fornecedor receber as vendas de figuras, através da
utilização de EDI, entrega no tempo e produtos.
Como você
pode ver, Colectânea de execução implica uma profunda mudança nas práticas
habituais de fazer negócios. Do redesenho de processos e atitudes de
mudança. No entanto, o Col não é apenas para grandes empresas. Todas
as empresas, independentemente do seu tamanho, podem adoptar os processos,
tecnologias ou aproveitar-se de algumas das ferramentas propostas pelo
ECR. Para fornecer produtos de consumo que você precisa e no tempo e forma
adequada às suas necessidades, é a porta que se abre o espaço para maiores e
melhores benefícios para toda a cadeia de valor.
Requisitos
para realizar Col
Há um
conjunto de fatores fundamentais para que os benefícios podem ser alcançados
por empresas que incorporam o modelo ECR como um novo esquema de
negócios.
- Organizacional e cultural mudam profundamente, talvez o mais difícil de alcançar.
- Associação do tipo ganha-ganha entre fornecedor e varejista que leva a uma lista de parceiros de negócios. Este novo esquema exigirá maior abertura entre os partidos, a troca de informações, atualmente consideradas como confidenciais e desenvolvimento ligações de maior confiança entre organizações.
- Incorporar as ferramentas
básicas do modelo ECR: EDI, POS (ponto de venda) para coletar informações
sobre as demandas, sistemas de comunicação entre bocas, depósitos e
administração central e codificação padrão nível de produto, continente de
contêiner e paletes.
Esta
realização depende:
- Compromisso com a iniciativa.
- Formação.
- Liderança.
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